domingo, 30 de agosto de 2015

Dieta à base de coca cola e chiclete está entre as loucuras que os brasilienses fazem para emagrecer

By Carol Oliveira, Do R7






Na adolescência, Cristiane (no meio) fez uma série de dietas para emagrecer sem acompanhamento nutricional. Hoje, aos 27 anos, tem o corpo que quer com base em uma alimentação saudável
Reprodução/ Facebook



A morte de um fisiculturista inglês após enfrentar um câncer no fígado soou como um alerta para quem costuma fazer dietas sem acompanhamento profissional. O educador físico Dean Wharmby afirmou, poucos dias antes de morrer, que sua alimentação foi a principal causa da doença, descoberta em estado terminal. Para manter uma massa muscular invejável, ele apostou em uma dieta de 10 mil calorias por dia com o consumo de hambúrgueres, bacon, pizzas e energéticos. O diagnóstico médico em 2010 levou o atleta a entender que o excesso de proteína comprometeu o fígado.



Entre os brasilienses, as dietas para perder peso com rapidez também fazem sucesso, mas alguns moradores do Distrito Federal apresentaram problemas de saúde após consumir alimentos sem saber o princípio ativo da alimentação. A jornalista Cristiane Ferreira apelou para uma receita inventada por ela para perder peso na adolescência. Aos 17 anos, a jovem iniciou uma dieta à base de coca cola e chiclete. Em um ano, ela perdeu 15 kg e contraiu diversos problemas de saúde. Após um desmaio repentino, ela contou para a mãe a loucura que havia cometido.



Depois de ir ao médico, ela descobriu que estava com problemas estomacais e uma forte anemia, que lhe renderam acompanhamento durante um ano. Oito anos após a dieta, ela ainda sofria as consequências da péssima alimentação.



— Eu tive a minha filha de parto normal e com a perda de sangue eu desmaiei por causa de anemia. […] Eu fiquei com sequelas, esta anemia não tem cura.



Depois dos problemas apresentados durante a dieta, Cristiane ficou uma ano em tratamento psicológico contra anorexia, fez dietas acompanhadas por um nutricionista e consulta um clínico geral regularmente.



— O meu corpo ficou quase sem nutrientes, disse a jornalista.



Leia mais notícias no R7 DF



Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play







Frederico Pessoa emagreceu depois de uma dieta à base de carne vermelha, mas teve problemas no fígado e altas taxas de ácido úrico
Reprodução/ Facebook



As loucuras na luta contra a balança não param por aí. O cabeleireiro Frederico Pessoa teve reações terríveis após entrar em uma dieta à base de carne. Durante dez dias, ele se alimentou quase que exclusivamente de carne vermelha e nos outros trinta, de carne e salada. Quarenta dias após iniciar a mudança de hábitos alimentares, ele apresentou ressecamento, rachaduras e descamação da pele dos pés e da mãos.



A princípio, o cabeleireiro pensou que passava por um agravamento da psoríase, doença de fundo emocional que lhe acompanha há alguns anos, mas depois de consultar um médico, ele descobriu que apresentava problemas no fígado e altas taxas de ácido úrico. Ele jamais imaginou que os problemas foram causados pelo excesso de proteína no organismo. Depois do susto, o cabeleireiro, afirma que nunca mais vai aderir a dietas sem orientação.



— Agora eu vou ao nutricionista, fazer todos os exames, nada dessas coisas de moda. Eu fiquei doente, não conseguia trabalhar, não conseguia pegar em nada com a mão rachando, não conseguia calçar nada.



O nutricionista Clayton Camargos explica que a dieta é como uma medicação, precisa ser prescrita de acordo com o quadro clínico do paciente. As dietas alimentares sem acompanhamento de um profissional podem resultar em graves problemas de saúde e perdem o efeito terapêutico.



— À medida em que a pessoa resolve fazer um dieta sem acompanhamento, é autoprescrição. A ideta é individual, o profissional precisa analisar as necessidades alimentares e sociais do indivíduo. Elas tiveram problemas, esses desdobramento negativos porque resolveram fazer algo sem consultar.



Clayron Camargos explica que a má alimentação pode resultar pode resultar em uma série de doenças. Entre as principais está a anemia, o caso de Cristiane. No caso de Frederico Pessoa, houve uma sobrecarga dos rins e do fígado pelo excesso de protepina adquirido com a carne vermelha.



— Nós precisamos de uma séire de alimentos para manter o corpo equilibrado, diz o nutricionista.


Via:: R7



Dieta à base de coca cola e chiclete está entre as loucuras que os brasilienses fazem para emagrecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário