sábado, 29 de agosto de 2015

Em cinco dias, 40 mil metros quadrados da orla do Paranoá que haviam sido invadidos por mansões são devolvidos à população 

By Do R7





Veja a galeria completa



derrubadaslago
Reprodução/TV Record Brasília



Após cinco dias de trabalho dos órgãos de fiscalização para a derrubada de construções irregulares e desocupação de área pública nas margens do Lago Paranoá, no Lago Sul (DF), a Agefis (Agência de Fiscalização) divulgou que 20 lotes tiveram a área pública devolvida à população do DF (39.286 metros quadrados). Como a operação vai passaar por 439 lotes irregulares, a área devolvida à população pode chegar a 870 mil metros quadrados, em uma estimativa não oficial.



Por Brasília ser conhecida como a terra das invasões, a população da capital ficou surpresa com a derrubada de casas de luxo, algo inédito na história da capital.



Ao todo, foram retirados 1.549 metros de cercas e alambrados,150 metros de grades e 61 caminhões de entulhos. As derrubadas serão retomadas na próxima segunda-feira (31).



As operações de retirada e derrubada vão cumprir uma decisão tomada pela Justiça em 2011. O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) entrou com ação pedindo a desocupação da área de preservação ambiental por entender que, além de ser pública, as ocupações comprometem a saúde dos recursos hídricos. Segundo o governo, os moradores foram notificados sobre as derrubadas em abril deste ano.



Leia mais notícias no R7 DF



Brasilienses criam memes parar comemorar derrubadas na orla do Lago Paranoá



Nos primeiros dias desta semana, foram flagradas duas bombas que captavam água direto do Lago Paranoá para as casas. Píeres, quadras poliesportivas e de tênis e até uma piscina que estão na orla se tornaram patrimônios públicos, e serão liberadas após a autorização do Ibram (Instituto Brasília Ambiental).



A primeira etapa das derrubadas vai passar ainda na QL 2 do Lago Norte, outra área nobre de Brasília. Ao todo, nas três fases, a operação deve passar por 439 lotes com construções irregulares na orla.



No terceiro dia da retirada e desocupação, na quarta-feira (26), mansões oficiais entraram no trajeto previsto pela Agefis (Agência de Fiscalização do Distrito Federal), na chamada Península dos Ministros do Lago Sul, área nobre de Brasília.



Durante esta manhã, a operação já passou pela casa de um senador da República, cuja identidade não foi revelada. Segundo a Agefis, a casa de um oficial da Marinha também está na previsão do dia, com cercas na área de até 30 m da margem do lago.



Outras três mansões oficiais também estariam ocupando área pública: a casa do ministro da Defesa, e das presidências do Senado e da Câmara dos Deputados. Esses três casos, porém, ainda estão processo de negociação, ou seja, com a derrubada suspensa, por enquanto.



Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play


Via:: R7



Em cinco dias, 40 mil metros quadrados da orla do Paranoá que haviam sido invadidos por mansões são devolvidos à população 

Nenhum comentário:

Postar um comentário